Sr Alexandre Shiraishi da Universo Materiais , recebe o Titulo de Cidadão Joseense

Sr Alexandre Shiraishi da Universo Materiais Elétricos e Iluminação, recebe o Titulo de Cidadão Joseense

Filho de imigrantes japoneses pioneiros na região, ele atua no ramo de materiais elétricos há mais de 40 anos
Em sessão solene, a Câmara outorgou o título de Cidadão Joseense ao empresário Alexandre Shiraishi, diretor-presidente do grupo Universo Materiais Elétricos.
A autora do decreto legislativo , vereadora Dulce Rita (PSDB), relembrou a trajetória do homenageado, natural de Tupã-SP. A família se estabeleceu no Vale do Paraíba na década de 50 quando a mãe de Alexandre adoeceu e foi internada no sanatório Vicentina Aranha para tratamento da tuberculose. Ele passou a infância em Jacareí, município do qual também é cidadão, e na adolescência mudou-se para São José dos Campos onde estudou, trabalhou e criou sua empresa.
Ela também destacou características como a solidariedade, humildade e perseverança do empresário, que não esmoreceu quando houve um incêndio na loja em 2016: “não demitiu funcionários, reestruturou o negócio e continuou a contribuir para a economia da cidade gerando empregos”.
Os amigos Moacir Lemos e Pedro Boechat parabenizaram o homenageado e a vereadora por propor a honraria em reconhecimento aos anos de dedicação ao trabalho empreendedor.
Dois dos quatro filhos de Alexandre deram depoimentos sobre o pai. Guilherme Shiraishi agradeceu por todo aprendizado, exemplo de vida e de liderança. E Amanda Shiraishi o descreveu como um homem pragmático bem-sucedido por não temer o fracasso, mas sensível e generoso.
O vereador Walter Hayashi (União) prestigiou a cerimônia e, em seu discurso, ressaltou a importância da família e do senso de comunidade da colônia japonesa, além do vínculo que o comerciante mantém com a população.
Ao receber o diploma, o novo cidadão joseense agradeceu aos familiares, amigos e colaboradores e afirmou que esse foi um dos momentos de maior emoção de sua vida, “um dia memorável”.
Recordou as dificuldades que passou no início da vida profissional e empresarial. Contou que começou a trabalhar cedo, como vendedor ambulante, mecânico, atuou em automação industrial e metalurgia, até que em 1979 entrou para o comércio varejista. “Com muito esforço e ajuda. Hoje a empresa conta com 150 colaboradores e 6 lojas, entre São José dos Campos, Jacareí e Taubaté”.
Disse ainda que acompanhou o crescimento e consolidação de São José como polo de desenvolvimento da RM Vale, história registrada por seu pai, Fusao Shiraishi, no livro “FU-RYU-GUEN (fonte da corrente da prosperidade)”, sobre os pioneiros e primeiros descendentes da imigração japonesa na região. “A ele dedico este título”, concluiu.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *