DESTAQUE VALEGILBERTO FREITAS

Sr Alexandre Shiraishi da Universo Materiais , recebe o Titulo de Cidadão Joseense

Sr Alexandre Shiraishi da Universo Materiais Elétricos e Iluminação, recebe o Titulo de Cidadão Joseense

Filho de imigrantes japoneses pioneiros na região, ele atua no ramo de materiais elétricos há mais de 40 anos
Em sessão solene, a Câmara outorgou o título de Cidadão Joseense ao empresário Alexandre Shiraishi, diretor-presidente do grupo Universo Materiais Elétricos.
A autora do decreto legislativo , vereadora Dulce Rita (PSDB), relembrou a trajetória do homenageado, natural de Tupã-SP. A família se estabeleceu no Vale do Paraíba na década de 50 quando a mãe de Alexandre adoeceu e foi internada no sanatório Vicentina Aranha para tratamento da tuberculose. Ele passou a infância em Jacareí, município do qual também é cidadão, e na adolescência mudou-se para São José dos Campos onde estudou, trabalhou e criou sua empresa.
Ela também destacou características como a solidariedade, humildade e perseverança do empresário, que não esmoreceu quando houve um incêndio na loja em 2016: “não demitiu funcionários, reestruturou o negócio e continuou a contribuir para a economia da cidade gerando empregos”.
Os amigos Moacir Lemos e Pedro Boechat parabenizaram o homenageado e a vereadora por propor a honraria em reconhecimento aos anos de dedicação ao trabalho empreendedor.
Dois dos quatro filhos de Alexandre deram depoimentos sobre o pai. Guilherme Shiraishi agradeceu por todo aprendizado, exemplo de vida e de liderança. E Amanda Shiraishi o descreveu como um homem pragmático bem-sucedido por não temer o fracasso, mas sensível e generoso.
O vereador Walter Hayashi (União) prestigiou a cerimônia e, em seu discurso, ressaltou a importância da família e do senso de comunidade da colônia japonesa, além do vínculo que o comerciante mantém com a população.
Ao receber o diploma, o novo cidadão joseense agradeceu aos familiares, amigos e colaboradores e afirmou que esse foi um dos momentos de maior emoção de sua vida, “um dia memorável”.
Recordou as dificuldades que passou no início da vida profissional e empresarial. Contou que começou a trabalhar cedo, como vendedor ambulante, mecânico, atuou em automação industrial e metalurgia, até que em 1979 entrou para o comércio varejista. “Com muito esforço e ajuda. Hoje a empresa conta com 150 colaboradores e 6 lojas, entre São José dos Campos, Jacareí e Taubaté”.
Disse ainda que acompanhou o crescimento e consolidação de São José como polo de desenvolvimento da RM Vale, história registrada por seu pai, Fusao Shiraishi, no livro “FU-RYU-GUEN (fonte da corrente da prosperidade)”, sobre os pioneiros e primeiros descendentes da imigração japonesa na região. “A ele dedico este título”, concluiu.

About Author

About author

Articles

Destaque do Ano 2023 um Sucesso! 2024 com Destaque Verão, TOP100 Empresas, TOP20 Empresas e Destaque do Ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *