Com auxílio da tecnologia, Bayer de São José dos Campos promove cultura de caronas solidárias entre colaboradores 

Após um ano de parceria com aplicativo Bynd , empresa já pensa em expandir o serviço à empresas terceirizadas em 2024 

São José dos Campos, janeiro de 2024 – Uma parceria entre a Bayer São José dos Campos e o aplicativo Bynd Caronas está estimulando a carona solidária entre os colaboradores da planta produtiva. A prática teve início em fevereiro do ano passado. Quase um ano depois, as caronas proporcionadas pelo aplicativo geraram economia de CO2, tiram carros da rua e promovem integração entre diferentes áreas. 

A expectativa para 2024 é de aumento da parceria. O acesso ao aplicativo de caronas será ampliado para empresas terceirizadas, que prestam serviço dentro da fábrica. Ações de conscientização e incentivo ao uso do app também estão no radar da empresa para o primeiro trimestre do ano.  

Pioneira na região, a parceria com o Bynd funciona como um “match” de caronas. Pelo celular, o usuário pode escolher entre caronista ou passageiro. Depois disso, basta confirmar o endereço e os horários de entrada e saída. Automaticamente, o app cruza dados do trajeto e horário para sugerir interessados pela carona solidária. 

Ao efetivarem as caronas, os colaboradores acumulam pontos na Livelo. Eles podem ser trocados por prêmios como viagens, celulares, televisores e uma série de outros produtos disponíveis na plataforma.  

“A parceria se desenvolveu bastante neste primeiro ano de atuação. É um trabalho conjunto para a criação desta nova cultura para os colaboradores da Bayer. Estamos satisfeitos com o que foi realizado até agora e preparados para dar passos maiores em 2024. A iniciativa está diretamente ligada a compromissos firmados pela Bayer, como a diminuição de impacto ambiental e a qualidade de vida dos colaboradores”, afirma a analista de facilities,  Nathalia Mendonça. 

Integração 

Além do benefício ambiental de tirar um carro da rua, a carona solidária ainda ajuda a quebrar silos entre trabalhadores que atuam em áreas diferentes.  

“Vejo esta iniciativa como um estímulo à cidadania. Ela mostra o quanto nosso modo de ir e vir impacta num quadro macro de emissão de CO2. Além disso, a nova rotina ainda traz uma reflexão sobre um estilo de vida mais participativo. Além disso, ainda me conecto com pessoas de diferentes áreas, fortalecendo um pilar de integração entre os colaboradores”, explica a especialista em educação corporativa Thais Romanini, usuária líder no número de caronas pelo aplicativo. 

O CEO do Bynd, Gustavo Gracitelli, destaca o pioneirismo da planta de São José dos Campos na parceria pelas caronas solidárias. Ele defende que a iniciativa pode ajudar a dar uma nova cara ao trânsito das grandes cidades caso seja aplicada em grande escala.  

“É muito importante que a Bayer de São José tenha esta visão pela mudança de hábitos no trânsito. A prática pode otimizar vagas de estacionamento, diminuir atrasos, viabilizar integração entre os colaboradores, além de contribuir para a sustentabilidade. A mobilidade das cidades ainda privilegia muito o carro e a sociedade já percebeu que esse modelo é falho e não beneficia a todos”, diz. 

Sobre a Bayer  

A Bayer é empresa líder do setor de insumos agrícolas e está engajada em construir o futuro da agricultura de forma colaborativa.   

A estratégia da empresa para fazer isso acontecer passa por três pilares: inovação, transformação digital e sustentabilidade. Temos uma responsabilidade imensa para fazer essas mudanças acontecerem, e vamos atingir isso por meio de um trabalho colaborativo, com todos os atores da cadeia atuando de forma conjunta em busca de soluções.    

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *