DESTAQUE VALE

Cursos do SENAI para o Setor Aeroespacial criados por iniciativa do INVOZ formam as primeiras turmas

Cursos do SENAI para o Setor Aeroespacial criados por iniciativa do INVOZ formam as primeiras turmas, e 100% dos alunos estão empregados

Primeira turma dos cursos de Usinagens Especiais e Aeroespaciais do Brasil

No dia 15 de agosto ocorreu a formatura das primeiras turmas dos cursos de Usinagens Especiais e Usinagens Aeroespaciais do SENAI, em São José dos Campos. Um integrante do INVOZ foi paraninfo das turmas, o associado Mauro Ferreira, o mentor e líder do projeto da implantação dos cursos.

O INVOZ foi estratégico no desenvolvimento dos cursos. A associação, em conjunto com as empresas fornecedoras da Embraer, detectou a necessidade de formação profissional com perfis atualizados nas regiões onde existem empresas ligadas ao setor e disponibilizou profissionais de empresas parceiras para a estruturação de conteúdo técnico. Ao todo, dez empresas envolvidas e os especialistas levaram dois anos para elaborar os cursos. Foram graduados 26 alunos em São José dos Campos, e todos já estão trabalhando nas empresas. Em Campinas e Botucatu, a formatura será no final deste ano.

“Os cursos foram um sucesso, superando as expectativas. Como conselheiro do INVOZ e envolvido desde o nascimento do projeto, me senti realizado quando fui convidado para ser paraninfo desta turma. Além disso há muito orgulho envolvido, pois também fui aluno do SENAI há muitos anos, assim como meus dois filhos. A grande diferença desses cursos é que são direcionados para o setor aeroespacial; os alunos aprendem a cultura da aviação e a responsabilidade do trabalho bem feito nesse setor. Nós do INVOZ acreditamos que a educação bem-feita, numa escola de relevância como SENAI, pode mudar a vida desses jovens, que aprendem não somente uma profissão, mas a serem bons cidadãos, e todos estão encaminhados para uma vida de sucesso”, declarou emocionado Mauro Ferreira.

O SENAI também oferece os mesmos cursos de São José dos Campos nas unidades de Campinas e Botucatu.

“Tive a honra de ser a patronesse da primeira turma do curso de Usinagem Aeroespacial do SENAI de São José dos Campos. Nessa emocionante cerimônia, os estudantes se formaram no primeiro ano do curso, que tem a duração de dois anos. Agora em agosto, foi a cerimônia de conclusão do curso, e novamente o INVOZ estava lá, representado pelo Mauro Ferreira, como paraninfo da turma. Para nós do INVOZ a formatura da primeira turma representa uma grande conquista em muitos aspectos: foi um curso criado pelo SENAI com a parceria do INVOZ e com as empresas do setor aeronáutico; apesar das dificuldades iniciais por se tratar de um curso pioneiro, todos os alunos já foram contratados e atuam na indústria do setor. A parceria que teve início aqui em São José dos Campos hoje é uma realidade também em Campinas e Botucatu”, comentou Neide Pereira Pinto.

“A parceria com o INVOZ foi fundamental para a qualidade e efetividade do programa. O INVOZ reúne profissionais da indústria que também trabalham na educação. O curso foi assertivo, é um sucesso, prova disso é o fato de que todos os alunos estão empregados. E os cursos continuam: em São José dos Campos, por exemplo, já abrimos as vagas e já estamos com três turmas com 16 alunos cada. No total, os 48 alunos já iniciaram as aulas”, disse Fernando Gonçalves, diretor do SENAI de São José dos Campos.

A satisfação de ter concluído o curso e com emprego garantido estava estampada na fisionomia dos estudantes, que já visualizam um futuro de sucesso. É o caso de Gabriel do Nascimento Palma, de 19 anos, de São José dos Campos.

“Eu fiz os dois cursos, tanto o Usinagens Especiais quanto o Aeroespacial. O curso dá outra visão de mundo, lhe mostra como cada coisa é analisada, planejada e executada, então foi extremamente gratificante fazer parte, principalmente por ser da primeira turma do Brasil. Sair do curso empregado me trouxe bastante tranquilidade e felicidade, saber que os ensinamentos podem ser colocados em prática é recompensador. Depois de receber a notícia de que tinha passado na entrevista de emprego, passei o resto do dia com um sorriso no rosto. Espero aprender mais sobre a área que admiro e também poder aplicar esse conhecimento em projetos atuais e futuros”, declarou o mais novo contratado no mercado aeroespacial.

Educação é caminho de transformação social e de crescimento do país para o INVOZ

O INVOZ possui pilares importantes, que são: cultura aeroespacial, educação e empreendedorismo/inovação.

Dentro do pilar educação, além de desenvolver os cursos com o SENAI, a associação realiza o Congresso INVOZ de Educação, que já teve quatro edições. Para 2024 o Congresso, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio, abriu neste ano inscrições para o Desafio INVOZ, direcionado a estudantes, e para o Troféu Ozires Silva, dedicado a professores de Escolas Públicas de todo o país e de escolas particulares de São José dos Campos que apresentarem projetos educacionais.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de outubro de 2023.
Informações e inscrições pelo site: invoz.org/congresso.

Sobre os cursos Usinagens Especiais e Usinagens Aeroespaciais

O projeto de Formação Profissional para indústria aeronáutica é dividido em dois cursos, o de Usinagens Especiais, com 1.600 horas, e Usinagens Aeroespaciais, com 1.600 horas, totalizando 3.200 horas, cada curso com duração de um ano.

Usinagens Especiais: envolve todos os conceitos básicos de fabricação mecânica, já considerando as características da indústria aeronáutica.

Usinagens Aeroespaciais: aprofunda os conceitos relacionados à cultura aeronáutica associados a recentes tecnologias de fabricação mecânica, com utilização de softwares de última geração, máquinas CNCs Multieixos e usinagens de materiais espaciais como: Inox 15-5PH, Titânio 6AL4V e Alumínio 7075 T6.

Confiram os cursos em cada unidade do SENAI, acessando os endereços:
https://saojosedoscampos.sp.senai.br/
https://campinas.sp.senai.br/
https://botucatu.sp.senai.br/

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

About Author

About author

Articles

Destaque do Ano 2023 um Sucesso! 2024 com Destaque Verão, TOP100 Empresas, TOP20 Empresas e Destaque do Ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *